Descrição

Objetivo Geral do Programa
Qualificar profissionais em acordo com os níveis de certificação para atuar como resgatista industrial em trabalhos em altura e/ou espaços confinados dentro dos padrões de segurança, atendendo a leis, normas técnicas nacionais e internacionais e procedimentos operacionais e de emergência em atividades envolvendo acesso por cordas. Dentro do curso será apresentado todos os conceitos de segurança pertinentes as atividades de alpinismo e resgate industrial, visando a qualificação dos treinandos de acordo com os atos normativos vigentes, tornando-os pessoas preparadas para desempenhar atividades de resgatista industrial.
Público Alvo
O curso é indicado para maiores de 18 anos com experiência em operações verticais ou profissionais da área de resgate em altura, acesso por corda, trabalho em altura, segurança do trabalho e bombeiros civis.


Referências Normativas
- ABNT NBR 16710,
- ABNT NBR 16325,
- ABNT NBR 15595,
- ABNT NBR 14276,
- NR 06,
- NR 18,
- NR 34,
- NR 35,
- Comunidade Europeia – EN,
- Real Decreto 2177/2004,
- NFPA 1983 – EUA,
- EN 795.
Kit do Aluno
1 Cinto de Resgate
1 Talabarte de movimentação
1 Talabarte assimétrico
1 Descensor Lory Pró
1 Mosquetão D
1 Trava Quedas Block Rescue
1- Blocante de peito
1- Blocante de punho
1- Estribo
4- mosquetões ovais
1- Capacete
1- óculos
1- Luva

Diferenciais PMS
Um grande diferencial do nosso curso são nossos cenários que replicam a realidade das indústrias, cenários de espaços confinados reais como tanques, fossos, bandeijamento, quebra ondas, boca de visita vertical, horizontal e real conforme construção do equipamento. Os treinandos praticam em torre externa com aproximadamente 20 metros de altura em área aberta, trazendo assim para o aluno resgatista a verdadeira realidade da indústria. Possuimos uma unidade de processo com 3 andares com piso vazado e chapa expandida que também é uma das grandes realidades da área industrial. Na área interna temos uma estrutura de andaime com 6 metros de altura que também se encontra muito próximo ao perfil industrial. Todo nosso propósito é aproximar ao máximo o aluno com a realidade das intervenções de emergência em altura e espaços confinados. Visando a qualidade do curso e a segurança de nossos alunos, eles estarão equipados e utilizarão todos os equipamentos têxteis e metálicos novos, recém adquiridos junto à Ultrasafe.
Torre 20 metros
Equipamentos de ponta
Instrutor Certificado
Refeições Inclusas
Cenários Industriais
Apostila Digital

- Carga Horária – 16H
- Objetivo – O resgatista qualificado no nível industrial é uma pessoa capacitada e treinada para utilizar, exclusivamente, sistemas de pré-engenharia, ou pré-montados, manuais ou automáticos, para atuar sob a coordenação de um responsável pela operação de resgate ou sob a orientação de um plano de resgate.
- Público Alvo – Este nível de qualificação é destinado às equipes de emergência e resgate compostas por pessoas que sejam trabalhadores da indústria em geral, contratadas ou subcontratadas, que executem trabalhos em altura e em espaços confinados, e/ou pessoas que façam parte do quadro da brigada de emergência das empresas, de nível básico conforme a ABNT NBR 14276.
- Pré Requisitos – a) escolaridade mínima do 5º ano do ensino fundamental.
b) treinamento de formação ou reciclagem pela NR-33 (trabalhador, vigia ou supervisor) e NR-35.
c) treinamento de primeiros socorros dentro da validade, com conteúdo e carga horária compatíveis com os cenários de riscos e acidentes típicos identificados, tendo como um mínimo, uma carga horária de 16 h, ministrado por profissional legalmente habilitado e registrado em conselho de classe. - Conteúdo Programático – a) conhecer as principais normas brasileiras ou procedimentos aplicados à avaliação, organização e execução de medidas de resgates em altura e/ou em espaços confinados.
b) atuar em equipes de resgate em altura e/ou em espaços confinados de dedicação exclusiva, formadas para respostas de emergências nas indústrias, por meio de procedimentos operacionais padronizados, estabelecidos em um plano de resposta de emergência documentado.
c) realizar uma variedade limitada de resgate em altura e/ou em espaços confinados, e posicionados a partir de uma superfície segura que requeira deslocamentos com uso de seu EPI e movimentação básica de vítimas, utilizando, exclusivamente, sistemas de pré-engenharia, pré-montados ou automáticos.
d) instalação e operação de sistemas de pré-engenharia, conforme treinamento recebido e orientações dos fabricantes dos equipamentos.
e) inspecionar seus equipamentos de uso pessoal e equipamentos de uso coletivo disponibilizados para a equipe da qual faz parte.
f) atuar sob a coordenação de uma pessoa qualificada no nível de coordenador de equipe de resgate ou sob um plano de resgate previamente estabelecido, conforme o plano de atendimento de emergência de cada empresa.
g) atuar em um ambiente de trabalho de exposição limitada a riscos inerentes ao resgate, a partir de uma superfície que requeira a utilização de sistemas de proteção contra quedas já predefinidos.
h) saber avaliar os riscos existentes durante os resgates e propor medidas de controle necessárias.
- Carga Horária – 24H
- Objetivo – O resgatista qualificado no nível operacional é uma pessoa capacitada e treinada que atua sob a coordenação de um responsável pela operação de resgate, cuja atuação primária seja executada em uma equipe de resgate com dedicação exclusiva ou por pessoas que pertençam aos quadros da própria empresa, que integrem os grupos de resposta de emergência formados nas indústrias.
- Público Alvo – Este nível de qualificação se destina às equipes próprias ou externas de emergência e resgate, compostas por pessoas que atuam sob forma de dedicação exclusiva em resgate industrial em altura e em espaços confinados, por pessoas que atuam como profissional de acesso por corda conforme ABNT NBR-15475, ou por pessoas que atuam como bombeiro profissional civil conforme ABNT NBR 14608 ou por pessoas que façam parte do quadro da brigada de emergência das empresas, de nível intermediário ou avançado, conforme ABNT NBR 14276.
- Pré Requisitos – a) escolaridade mínima do ensino fundamental completo.
b) treinamento de formação ou reciclagem pela NR-33 (trabalhador, vigia ou supervisor) e NR-35.
c) treinamento de primeiros socorros dentro da validade, com conteúdo e carga horária compatíveis com os cenários de riscos e acidentes típicos identificados, tendo como um mínimo, uma carga horária de 16 h, ministrado por profissional legalmente habilitado e registrado em conselho de classe. - Conteúdo Programático – a) conhecer as normas brasileiras ou procedimentos aplicados para avaliação, organização e execução de medidas de resgate em altura e/ou em espaços confinados.
b) atuar em equipes de resgate em altura e/ou em espaços confinados, de dedicação exclusiva, formadas para respostas de emergências nas indústrias, por meio de procedimentos operacionais padronizados e estabelecidos em um plano de resposta de emergência documentado.
c) executar uma variedade limitada de resgate em altura e/ou em espaços confinados, posicionados a partir de uma superfície segura que requeira deslocamentos com uso de seu EPI e movimentação básica de vítimas, com ou sem macas, utilizando sistemas de vantagem mecânica básicos.
d) montagem, instalação e operação de sistemas de vantagem mecânica simples.
e) possuir conhecimento sobre corda e nós de encordoamento para aplicação em ancoragens simples e sistemas de resgates de vantagem mecânica simples.
f) executar acessos até a vítima com a utilização de técnicas de progressão por corda por ascensão ou descensão.
g) executar movimentações básicas de vítimas com o emprego de macas de resgate vertical.
h) instalar e operar sistemas de pré-engenharia conforme treinamento recebido e orientações dos fabricantes dos equipamentos, quando aplicável.
i) inspecionar seus equipamentos de uso pessoal e os equipamentos de uso coletivo disponibilizados para a equipe a qual pertence, bem como assegurar o registro de suas inspeções.
j) utilizar corretamente os meios de comunicação disponíveis, bem como a utilização de uma terminologia empregada como linguagem-padrão para emergências.
k) atuar sob a coordenação de uma pessoa qualificada como coordenador de equipe de resgate.
l) atuar em um ambiente de trabalho de exposição limitada a riscos inerentes ao resgate, a partir de uma superfície que requeira a utilização de sistemas de proteção contra quedas já predefinidos.
m) saber avaliar os riscos existentes durante os resgates e propor medidas de controle necessárias.
Glauber Luís Silva – Aluno de Turma Aberta –
Superou as expectativas! Instrutor experiente na área de resgate com grande conhecimento